Casa Projetada

O cliente tinha um terreno de 20×30 mas com alguns problemas sérios.

Depois de construir e morar em 4 casas diferentes desta vez ele queria algo diferente, um modelo de casa que ele pudesse receber amigos e parentes, mas que todos possuíam autonomia e privacidade durante a hospedagem da casa. 

Isto porque o dono gostava muito de ler, estudar, mas invariavelmente também gostava de receber amigos… mas claro, sem perder a privacidade. 

A solução foi pensar em unidades praticamente autônomas que tivessem quarto, sala banheiro e até mini cozinhas próprias, e assim teriam total independência para escolher o momento que querem ou não conviver com o restante da casa. 

Claro que, casas totalmente autônomas ficariam estranhas, então tivemos que criar algum espaço em comum para conectar e permitir interação entre os ocupantes.

O que fizemos foi criar um pátio central que futuramente teria uma piscina, e no espaço frente integramos 2 módulos e criamos um espaço gourmet que faria também o fechamento frontal. O mais interessante é que as portas da sala dessas 2 unidades poderiam ter aberturas maiores, permitindo que gourmet ficasse com até 80m² se fosse totalmente integrado.

Também fizemos uma claraboia no teto, pois queríamos que as pessoas se sentissem na rua, e não em um ambiente fechado. Ou seja, daria para aproveitar a vista e o pátio e contemplar o céu ao mesmo tempo. 

E aqui vai uma dica, sempre que temos espaços amplos o ideal é utilizarmos teto mais alto, no caso utilizamos 3.5m.

Então espaços de até 20m² podem ter teto 2.6m acima disso o ideal é ir aumentando pouco a pouco o teto para não nos sentirmos enclausurados. 

Para completar, posicionamos a garagem embaixo, aproveitando o desnível natural do terreno. E claro, não queríamos que os veículos tapassem a fachada diferente. 

Para o design da fachada o cliente nos pediu uma opção bem futurista, com ângulos mais arredondados e também brises em madeira para fazer a proteção solar e não deixar a casa muito quente no verão.